eventos, tecnologia, UX, DX, experiência do usuário, app para eventos

Views: 7373

Posted on April 13, 2017

Como o app para eventos pode garantir uma experiência inesquecível

Os aplicativos móveis são atualmente a principal forma que muitas pessoas usam para interagir com o mundo ao seu redor, acessando de forma rápida, segura e confiável diversos serviços, informações e outras pessoas. Os apps para eventos são um canal de comunicação que faz parte do dia do dia do brasileiro, como mostra a última edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. Entre os entrevistados, 100% já haviam baixados apps – alguém tinha alguma dúvida sobre isso? Se por um lado essa familiaridade com o digital é uma vantagem, por outro traz novos desafios, como uma maior expectativa por parte do usuário, principalmente quando falamos de aplicativos corporativos, que ele não escolheu, como por exemplo um app para eventos.

Esse novo usuário, mais do que acostumado a navegar em todos os tamanhos de tela, exige uma experiência digital consistente e relevante. E quando a sua empresa promove um evento, os organizadores também precisam analisar, além das especificações técnicas, como será a experiência do usuário (UX – User Experience) oferecida pelo app para eventos.

Atualmente o mercado vai além e já fala em DX (Digital Experience), englobando a automação e as interações com a plataforma, e estreitando a relação entre a TI e as unidades de negócio.

E o que o participante espera de um app para eventos?

Uma experiência parecida com a que ele tem nas redes sociais, nos sites de e-commerce, nada que cause estranhamento ou que não seja muito intuitivo. Ele quer agilidade, transparência e, principalmente, ter certeza de que os seus dados estarão seguros, inclusive os capturados com a integração com redes sociais.

E como saber, do ponto de vista do usuário, que a experiência oferecida será a que o irá encantar e superar suas expectativas? Para isso, os organizadores devem pensar como o usuário, e analisar a:

Usabilidade – o app para eventos é fácil de usar?

Acessibilidade – recursos e informações são fáceis de acessar?

Funcionalidade – todas as funcionalidades que o usuário pode precisar antes, durante e depois do evento estão disponíveis?

Garanta a melhor experiência para o seu usuário          

Além disso, agora pensando como organizador, o que deve ser levado em conta no momento de selecionar um app para eventos que atenda às suas necessidades? Do ponto de vista técnico, os requisitos são inúmeros, que vão variar conforme a sua necessidade, mas os básicos são:

  • O app para eventos entrega o desempenho acordado no SLA (Service Level Agreement)? Certamente os usuários abandonarão o aplicativo se ele não estiver à altura de suas expectativas, apresentando problemas como demora na sua instalação, carregamento, travamento, entre outros.
  • O tempo de resposta das interações é rápido? Nada mais irritante do que uma ampulheta rodando…
  • O app para eventos pode ser customizado em tempo real? Durante a realização do evento, podem surgir novas demandas e necessidades que precisam ser atendidas o mais rápido possível para garantir a UX.
  • A empresa fornecedora do app para eventos tem atualizado constantemente o aplicativo, tanto em relação a funcionalidades quanto a protocolos de segurança e também incorporando novas formas de interação entre participantes, palestrantes e expositores?
  • O app integra ferramentas adequadas para capturar e analisar as informações sobre o nível de engajamento, atividades mais acessadas, mapas de calor, tempo de uso, entre outras, entregando insights que permitam aprimorar ainda mais a experiência do usuário?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024