beacons, engajamento nos eventos, InEvent, plataforma para eventos, gestão de eventos

Views: 9736

Posted on March 14, 2017

Saiba como os beacons vão revolucionar o engajamento nos eventos

Imagine um cenário onde você pode fazer com que cada participante do seu evento possa se sentir único, recebendo indicações e materiais adequados ao seu perfil e interesses, assim como notificações que o colocam em contato direto com potenciais parceiros de negócios. O resultado? Maior engajamento nos eventos. Isso é possível com a tecnologia dos beacons, incorporada a uma plataforma de eventos oferecida a todos os organizadores e participantes, em um app.

Os beacons são dispositivos simples, que podem ser colocados em locais fechados e permitem localizar pessoas que têm um determinado app instalado no smartphone, enviando sinais via Bluetooth Low Energy – tecnologia que não consome muita bateria. Quando a conexão entre o beacon e o smartphone é estabelecida, o sistema do app pode tomar duas ações: uma passiva, que coleta e armazena as informações sobre o usuário, ou uma ativa, gerando interação entre a organização do evento, expositores e participantes, com notificações personalizadas.

O seu uso, por enquanto, ainda é mais acentuado no varejo, e a consultoria Business Insider Intelligence indicou que os beacons são “a mais importante tecnologia para o varejo desde os dispositivos móveis de leitura de cartão de crédito”, as conhecidas máquinas de cartão. Ainda segundo a consultoria, até o final de 2018 mais de 3,5 milhões de beacons devem estar em uso no varejo norte-americano.

Mas, aqui, vamos mostrar como essa mesma interação e personalização que o varejo espera conseguir com o uso dos beacons pode ser levada para o setor de eventos.

Agilidade, personalização e engajamento nos eventos

Os beacons oferecem inúmeras possibilidades de estabelecer uma comunicação rápida e engajadora com participantes de eventos de todos os portes. Confira alguns dos possíveis usos dos beacons para ampliar o engajamento nos eventos:

1 – Acabar com as filas no check-in

Com o app da InEvent instalado no smartphone, customizado para cada evento, os beacons identificam a presença do participante e o check-in é realizado automaticamente assim que ele chega ao local. Beacons instalados em totens com impressoras agilizam ainda mais esse cadastramento, imprimindo os crachás assim que o participante se aproxima.

2 – Orientar os participantes e analisar o movimento

Além de mostrar o caminho correto para que um participante chegue a uma determinada sala ou stand, o uso de beacons também permite avisar que uma sessão de seu interesse está prestes a começar numa sala próxima de onde ele está localizado. Durante o evento, dados coletados em tempo real pelos beacons informam as áreas que concentram maior movimento e, ao final, relatórios sobre o movimento dos participantes e como foi o seu engajamento nos eventos.

3 – Enviar conteúdo em tempo real

Com a integração dos beacons no app, a organização pode localizar cada participante da sessão e enviar em tempo real a apresentação e materiais complementares, de acordo com o seu perfil, em slides, PDFs e vídeo. Com isso, os participantes não esperam dias pela chegada de um e-mail com os materiais.

4 – Usar técnicas de gamificação

Uma boa estratégia para aumentar o engajamento nos eventos é utilizar o conceito de gamificação. Os beacons permitem identificar a localização de cada participante e enviar “tarefas” que ele deve cumprir, como visitar um stand próximo, por exemplo, e pegar um broche. Ao final do evento, a pontuação pode dar direito a um brinde especial.

5 – Ampliar o networking

A tecnologia dos beacons permite identificar participantes com interesses e perfis semelhantes, incentivando um primeiro contato com notificações enviadas pelo app, e também sugerir expositores que melhor se encaixam nos seus interesses.

6 – Atrair participantes para um stand

Em eventos com a presença de diversos expositores, capturar a atenção dos participantes não é uma tarefa fácil. Com os beacons, o expositor consegue identificar quando um potencial cliente está próximo e enviar notificações push o convidando a visitar o stand.

Veja como nossos clientes já estão se beneficiando com o uso dos beacons para aumentar o engajamento nos eventos.

 

One Response to :
Saiba como os beacons vão revolucionar o engajamento nos eventos

  1. Leandro says:

    Tecnologia auxiliando sempre um engajamento mais completo e complexo, adorei!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024