Estratégias matadoras para uma campanha de e-mail marketing eficiente

Views: 8596

Posted on June 20, 2017

Estratégias de campanhas de e-mail marketing para o seu evento

Campanhas de e-mail marketing continuam sendo uma estratégia de divulgação extremamente eficiente e devem fazer parte da fase de planejamento de eventos, visando ampliar o “buzz” e número de inscrições. Mas para que o ROI (Return on Investment) seja realmente alto, a equipe precisa identificar, em primeiro lugar, quem é o seu cliente, qual o conteúdo mais relevante e o contexto para o envio dessas mensagens. Relevância, frequência, entrega e mobilidade são palavras chaves para uma campanha de e-mail marketing matadora.

Para se ter uma ideia da eficiência de uma campanha de e-mail marketing durante o planejamento de eventos, pesquisa realizada em junho de 2016 nos Estados Unidos pela Direct Marketing Association (DMA) and Demand Metric aponta que o ROI do e-mail mkt é de cerca de 122%, índice quatro vezes mais alto do que outros canais. O ROI nas redes sociais, por exemplo, foi de 28%, segundo a pesquisa.

Como montar a sua base de clientes

O mais básico é ter uma lista das pessoas que visitam o seu site e blog – crie espaços onde os visitantes podem cadastrar seus e-mails, oferecendo promoções, informações em primeira mão e outras vantagens que estimulem o compartilhamento de dados pessoais.

Além disso, participantes de eventos passados são mais do que potenciais clientes, já que estão familiarizados com a sua marca. Se você vem usando uma plataforma integrada de gerenciamento de eventos, todas as informações sobre os participantes foram coletadas e organizadas numa plataforma mobile para eventos, entregando uma lista segmentada por perfil e interesses elaborada desde a etapa de credenciamento.

E, na hora do planejamento de eventos, não caia na tentação de comprar uma lista de e-mails. Nenhuma dessas pessoas se mostrou disposta a interagir com a sua marca.

Não “sufoque” o cliente

Segundo a consultoria eMarketer, um grande volume e frequência de envio de e-mails pode levar a uma menor taxa de engajamento. Pam McAtee, vice-presidente sênior da área de soluções digitais da Episilon – agência global de marketing – destaca que “o abuso no uso do canal de e-mail pode impactar negativamente o engajamento, o que pode impactar também no ROI. Só porque o e-mail marketing é um canal barato, ele não deve ser usado de forma indiscriminada”.

Especialistas indicam que, durante o planejamento dos eventos, devem ser enviados entre um dos dois e-mails a cada duas semanas. Já na semana do evento podem ser enviados até dois e-mails.

E aqui vai uma boa dica: pesquisa da consultoria Inbox Marketer identificou que terça-feira é o dia da semana com maior índice de abertura de e-mails!

Personalize as suas mensagens

Para as pessoas que já participaram de seus eventos, envie e-mails com o seu nome e ofereça descontos. Você pode, inclusive, aproveitar que já existe um relacionamento e oferecer vantagens para grupos, levando o seu cliente a compartilhar a mensagem, ampliando o seu alcance.

Para os novos clientes, crie personas e segmente o seu público, criando mensagens relevantes para cada perfil.

Esses e-mails devem incluir todas as informações sobre o evento, como local, hora, palestrantes, entre outras informações. E, claro, mostrar em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingresso.

Invista no multicanal

Lembre-se de que os seus clientes agora são multicanais – acessam suas mensagens, e-mails e interagem com a sua marca em diversos canais. E o mobile é canal preferido para consumir conteúdo, como mostra o gráfico abaixo, baseado na pesquisa “2016 Mobile-Friendly Email & Landing Pages Trends”, conduzida pela Litmus and Salesforce Marketing Cloud. Portanto, na hora de selecionar o template para o seu e-mail marketing, esteja atento ao seu desempenho nos dispositivos móveis.

As campanhas de e-mail marketing são uma ótima ferramenta de divulgação durante o planejamento de eventos. Aproveite! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024