marketing para eventos,

Views: 7706

Posted on February 16, 2017

Turbine o marketing para eventos com o poder dos palestrantes

Conforme já abordado aqui no blog, a escolha certa dos palestrantes é fundamental – assim como sua inclusão no planejamento de marketing para eventos. Os tipos de eventos, temas abordados e seu porte podem variar bastante, assim como o público-alvo. O principal denominador comum entre eles é o fato de contarem sempre com palestras ou apresentações que, em geral, constituem um dos pontos fortes da programação

Definindo os campeões da audiência

Para tornar um ou mais palestrantes parte de sua estratégia de marketing para eventos, é preciso, antes de tudo, considerar quais os papéis que vão desempenhar. Entre os principais motivos pelos quais os participantes decidem participar de eventos estão o aprendizado/aperfeiçoamento profissional, networking/troca de experiências e o relaxamento e diversão. Assim, quem vai encarar a plateia precisa preencher alguns destes requisitos para ter maior receptividade.

De maneira geral, os palestrantes e convidados devem cumprir estes objetivos:

  • Atrair participantes
  • Reforçar itens importantes da programação
  • Engajar, entreter ou educar a audiência
  • Inspirar e motivar o desejo de mudança
  • Introduzir novas abordagens sobre os tópicos abordados

Os melhores palestrantes vão desempenhar bem alguns (ou, com um pouco de sorte, todos!) destes papéis, embora isso dependa fortemente da sua área de especialidade. Determinados temas de debate, pelo seu tom mais sisudo, certamente não se prestam ao entretenimento, ainda que nem por isso tenham de se tornar monótonos. Seja como for, quanto mais versátil for o palestrante, mais fácil será incluí-lo na sua campanha de marketing para eventos.

Afinal de contas, uma das principais lembranças que se costuma levar de um evento bem-sucedido é aquela palestra inspiradora, que entusiasma e inspira a audiência. Levar a cabo esta missão já é um feito memorável, mas nada impede que os palestrantes se engajem, junto com os organizadores, em outra missão igualmente importante – a de levar mais participantes para assisti-lo.

Criando evangelizadores online

Incluir os palestrantes desde o início no seu planejamento de marketing para eventos é sempre uma boa ideia para dar um panorama geral do papel que se pretende que exerçam, isto é, o de evangelizadores. Isso pode ser mais fácil de conseguir quando já existe um relacionamento, mas se não for o caso, algumas reuniões e/ou troca de e-mails serão suficientes para dirimir dúvidas e colocar todos na mesma página.

Entre algumas medidas que devem ser implementadas para impulsionar o papel dos palestrantes estão as seguintes:

Criar uma página específica – Convidados de destaque podem ter páginas específicas, destacadas no site do evento, para trazer mais informações.

Promover conteúdo – A divulgação de conteúdo é um dos principais itens de toda as campanhas de marketing para eventos. Artigos, vídeos e outros materiais podem ser fornecidos pelo próprio palestrante ou publicados no blog do evento.

Divulgar para a mídia – A presença de palestrantes famosos ou reconhecidos em seu campo de atuação é um dos itens principais do release inicial produzido pela assessoria de imprensa. Outros materiais devem se seguir nos meses seguintes, destacando mais o palestrante em si ou os temas abordados, especialmente se forem polêmicos.

Gerar buzz em redes sociais – A presença de especialistas renomados e/ou celebridades têm grande potencial de geração de buzz em mídias sociais. Embora todas as redes devam ser incluídas no seu marketing para eventos, algumas recebem naturalmente maior peso dependendo do tema abordado, como o LinkedIn, por exemplo, no caso de eventos profissionais ou corporativos.

Maximizar promoções – Usualmente palestrantes também têm seus próprios interesses profissionais, como a divulgação de suas obras, por exemplo. Caso haja comum acordo entre as partes, este material pode ser incluído em promoções e atividades pré e durante o evento.

Colocando o marketing para eventos em ação

Procure descobrir aquilo em que o palestrante é melhor – muitos possuem blogs, outros preferem o Twitter, produzem podcasts ou divulgam vídeos no Youtube, para citar apenas alguns exemplos. Com um pouco de pesquisa, você poderá colocar o seu novo evangelizador em ação fazendo exatamente o que ele mais gosta.

Vale lembrar que os apps para eventos já devem contar com a biografia e demais informações de contato disponibilizadas pelos palestrantes, de forma a incentivar a interação. O uso intensivo de tecnologia móvel já se tornou um diferencial e deve ser destacado nas campanhas de marketing para eventos.

Outras formas de interação com os palestrantes são as seguintes:

Entrevistas pré-evento – Uma entrevista gravada trazendo um resumo dos temas abordados ou sobre a importância do evento em si pode ser incluída no site e divulgada em redes sociais.

Chat via Twitter – Realizar chats via Twitter é uma boa maneira de promover a hashtag e atrair participantes para os temas abordados na programação. Para os palestrantes, será uma oportunidade a mais de divulgação profissional.

Sessões de vídeo ao vivo – Outra forma de atrair participantes é promover sessões ao vivo com palestrantes através de ferramentas como o Facebook Live ou Google Hangouts. Será uma boa oportunidade para tirar dúvidas e ter um contato mais próximo com os palestrantes.

Questões em tempo real – Os velhos tempos em que os participantes escreviam perguntas em papéis que seriam lidos pelos palestrantes ficaram para trás. Com as plataformas integradas para eventos, é possível encaminhar questionamentos em tempo real. Isso aumenta o dinamismo e a qualidade das apresentações, o que certamente será um fator de enriquecimento da experiência.

Como se vê, os palestrantes podem tornar-se os seus melhores divulgadores. Estabeleça um cronograma de trabalho que seja viável e que caiba na agenda do seu convidado e forme uma parceria que, com certeza, será essencial para o sucesso do seu evento. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024