planejamento de eventos

Views: 10189

Posted on July 18, 2017

Os P´s de marketing no planejamento de eventos

Você deve estar se perguntando o que os 4 P´s do Marketing têm a ver com planejamento de eventos. Vamos começar com os 4 P´s de Marketing – Produto, Preço, Praça, Promoção. Também chamado de composto de marketing ou marketing mix, é empregado na elaboração do planejamento estratégico de empresas de diversos setores. Mas o que você talvez ainda não tenha se dado conta é de que esse conceito, difundido por Philip Kotler, pode muito bem ser empregado no planejamento de eventos.

Quando se começa a fase de planejamento de eventos, os 4 P´s de Marketing permitem identificar com maior precisão o público alvo, valor ser cobrado, instalações e serviços e também a estratégia de divulgação, entre outros itens que vão garantir o seu sucesso já que, segundo Kotler, os 4 P´s formam “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

Veja como cada um dos P´s do Marketing se encaixa no planejamento de eventos:

Produto

O seu evento é um produto, e deve ser pensado para atender as necessidades do público que você deseja atrair. Isso significa que o planejamento de eventos precisa incluir todas as atividades envolvidas antes, durante e no pós-evento. Defina a estratégia de divulgação e promoções – assim como a organização de toda a logística, credenciamento, atividades, networking, que podem estar todos integrados em uma plataforma digital para o gerenciamento de todos os seus eventos. Análise ações de concorrentes e quais são os seus potenciais parceiros. Sobre os participantes, defina grupos e identifique o que seria o principal ponto de atração para o seu evento e quanto eles estariam dispostos a pagar.

Preço

Não importa a receita –  se é o suficiente para cobrir custos ou se a meta é obter lucro – elabore um orçamento que detalhe todas as despesas. Inclua o custo do planejamento e divulgação, marketing, brindes, instalações, aluguel de equipamentos, pessoal, seguro, licenças, limpeza, catering, plataforma de gerenciamento e app para eventos. Busque patrocínios e, se o evento for promocional e sem taxa, estabeleça cotas que cubram as despesas. E também vale a pena até baixar o valor da cota para patrocinadores que podem atrair mais participantes, seja pelo seu nome no mercado, pelos brindes e prêmios que ofereça para o público ou mesmo pela presença de um influencer digital ou uma “celebridade”, que pode ser empresarial, acadêmica ou simplesmente famosa.

Praça

A localização do seu evento deve ser de fácil acesso e atrativa para participantes e expositores, e capaz de abrigar, com conforto, o volume de público que você pretende atrair. Se o evento tem duração de um dia, o mais importante é privilegiar a facilidade de acesso. Se a duração for mais longa, é preciso levar em consideração também a proximidade de hotéis e de atrações turísticas durante a fase do planejamento de eventos. Pense em três pontos principais. Em primeiro lugar, selecione um local que ofereça todas as facilidades que você irá precisar no seu evento, como mais ou menos espaço para credenciamento, salas para palestras, local para expositores e coffee breaks etc. Em segundo lugar, esteja atento aos acessos – se o trânsito fica congestionado à volta do lugar, qual o tempo de deslocamento entre o aeroporto e o evento, local para estacionamento etc. E, finalmente, analise se o local é adequado para a sua logística – entrega de equipamentos, material, hotéis etc – e, claro, se está dentro do seu orçamento.

Promoção

Após identificar o seu público alvo, segmente a sua comunicação, personalizando as mensagens. Defina uma campanha de e-mail marketing, estruture o site e redes sociais do evento e comece a entregar conteúdo relevante que gere interesse. Antes do evento, divulgue dados sobre o setor que o seu evento pretende atingir e, quando o início estiver mais próximo, comece a apresentar palestrantes, lista de patrocinadores e expositores, programação. Envie material oficial sobre o evento para patrocinadores e expositores para que eles possam fazer uma divulgação alinhada aos objetivos do evento nos seus sites e redes sociais. Aproveite e divulgue também todas as funcionalidades oferecidas pelo app para eventos, e transforme esse diferencial em vantagem competitiva.

E você, já utilizou algum dos 4 P’s no seu planejamento de eventos? Conte pra gente nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024