e-mail marketing para eventos, e-mail marketing, app para eventos, inevent, gestão de eventos

Views: 6881

Posted on September 23, 2016

5 estratégias para tornar o e-mail marketing para eventos mais efetivo

O planejamento de marketing para eventos, necessariamente inclui o e-mail marketing para eventos, que se tornou uma prática consolidada. É um dos recursos mais viáveis em termos de custo-benefício e alcança diretamente o público-alvo. Porém, se os resultados estão abaixo do esperado – a entrega e a taxa de abertura podem ser satisfatórias. Mas a taxa de cliques deixa a desejar – pode ser o momento de rever sua estratégia.

Para começar essa avaliação, é conveniente verificar se não há erros sendo cometidos. A facilidade do envio do e-mail pode tornar os organizadores de eventos descuidados quanto aos detalhes que podem fazer diferença. Afinal, recebemos todos os dias dezenas de e-mails e é necessário disputar a atenção em meio a uma concorrência acirrada. Isso inclui competir com grandes empresas que usam técnicas sofisticadas para gerar conversões. Além, naturalmente, dos assuntos pessoais que sempre ficam em primeiro lugar.

Bons motivos para não abrir aquele e-mail

Confira alguns erros que você deve evitar:

Ignorar os sentimentos do público-alvo – Não basta encaminhar e-mails para centenas ou milhares de contatos. É preciso levar em conta o interesse de quem recebe. A melhor forma de garantir que isso aconteça é assegurar alguma forma de feedback, através de unsubscribe. Isso poderá revelar se você está enviando e-mails em demasia ou para um público que simplesmente não se interessa pelo evento.

Usar leads sem consistência – Ainda que você possa ter um vasto banco de dados de leads, isso não significa que isso resulte em campanhas mais efetivas. É sempre melhor confiar nos leads orgânicos. Preferencialmente gerados através de engajamento anterior, como eventos anteriores.

Conteúdo repetitivo – Não há uma fórmula mágica sobre o conteúdo em e-mail marketing. Mas podemos afirmar que a repetição não costuma dar bons resultados. Se você foca apenas em divulgar e garantir novas inscrições, tente balancear o conteúdo com promoções e novidades.

Quais itens podem fazer diferença numa campanha bem-sucedida de e-mail marketing para eventos?

Vejamos alguns deles:

1 – Desperte a curiosidade

Despertar a atenção dos usuários através da curiosidade é uma técnica que vem sendo utilizada na internet. De forma simples, significa dar a entender ao usuário que ele está perdendo algum tipo de informação valiosa. Que pode ser transmitida através de CTAs, por exemplo.
O chamado curiosity gap, termo cunhado pelo psicólogo George Loewenstein, é a fonte de uma prática utilizada frequentemente com fins sensacionalistas, como é o caso dos clickbaits. Porém, se utilizada com critério, e visando ao engajamento, pode levar a bons resultados… porque, afinal de contas, funciona!

2 – Pense também no mobile

Com a adoção do mobile em nosso cotidiano, não é mais possível ignorar essa fatia dos usuários ao formatar sua campanha de e-mail marketing para eventos. Restringir a campanha para o formato de computadores é necessário até para o eventual encaminhamento de e-mails aos participantes que se encontram em trânsito, por exemplo.
Procure adequar os e-mails para o mobile utilizando técnicas como o código responsivo ou híbrido, as opções mais utilizadas atualmente para a adaptação do conteúdo a qualquer tamanho de dispositivo.

3 – Crie exclusividade

Os participantes do seu evento farão parte de uma comunidade exclusiva. Ressaltar isso nas campanhas de e-mail aumenta as chances de despertar o interesse dos destinatários. É uma estratégia usada com muita frequência no lançamento de produtos, seja oferecendo descontos, acesso antecipado a conteúdo ou itens diferenciados.
No caso dos eventos, há uma série de opções de exclusividade, tais como descontos para os primeiros a se inscrever até brindes e acesso a materiais relacionados à programação que só podem ser visualizados por aqueles que se inscreverem.

4 – Produza conteúdo para compartilhamento

Sua estratégia de marketing para eventos também deve levar em consideração que e-mails costumam ser redirecionados. Se o destinatário estiver interessado no evento, é bem possível que levar isso ao conhecimento de amigos ou colegas de profissão. Afinal de contas, embora sejam um espaço para construção de relacionamentos, a experiência de comparecer acompanhado também é muito bem-vinda.
Em muitos casos, há um estímulo por parte das campanhas para o compartilhamento através de descontos por indicação ou preços especiais para grupos.

5 – Mantenha o relacionamento

Não limite excessivamente o número de e-mails na sua campanha: há sempre a chance de que o primeiro se perca em meio a tantos outros na caixa de entrada. Lembretes sobre prazos de inscrição e de expiração de promoções também devem fazer parte do planejamento.

Manter o relacionamento também significa adotar um tom pessoal, sempre que possível, responder às dúvidas e questionamentos e agradecer quando necessário. Procure também destacar a opção de download do seu app para eventos por intermédio do e-mail. Desta forma, será possível manter o contato direto com os participantes inscritos através do aplicativo, utilizando as features de mensagens e notificações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024