organizadores de eventos

Views: 10129

Posted on October 18, 2016

Os 10 TED Talks que todo organizadores de eventos deveria assistir

Estar motivado contribui para alcançarmos nossos objetivos, e isso não é diferente no caso dos organizadores de eventos.

Nos dias atuais, uma forma de estar conectado a exemplos e experiências do mundo inteiro são os vídeos do TED Talks.

Discursos e textos motivacionais são úteis para nos inspirar e oferecer exemplos de como é possível chegar a novas soluções para dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia.

O TED (Tecnologia, Educação e Design), uma organização não governamental, reúne uma vasta gama de profissionais das mais diversas áreas. Eles abordam tópicos que variam de marketing a ciências, passando por negócios, tecnologia, psicologia e neurociência.

Selecionamos aqui alguns exemplos de palestras que podem ser úteis para os organizadores de eventos, tanto no que se refere à abordagem em relação às novas tecnologias como os modelos de negócios que estão surgindo.

1 – Alexis Ohanian – Como fazer sucesso em redes sociais

O co-fundador do Reddit (um popular site no qual os usuários podem fazer ligações para conteúdo na internet) explica como promover buzz online, utilizando como exemplo uma campanha do Greenpeace. Muito útil para responsáveis por setores de marketing de eventos que precisam de dicas de como atrair mais participantes.

2 – David Grady – Como salvar o mundo de reuniões ruins 

Jornalista que se tornou gestor de segurança de informações, Grady mira nas reuniões e encontros ineficientes. Seu argumento é o de que os participantes devem compreender melhor a respeito dos objetivos de cada reunião do que simplesmente aceitar os convites sem pensar. De maneira divertida, os organizadores de eventos podem receber bons insights sobre a realização de reuniões mais produtivas.

3 – Julian Treasure – Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir 

O consultor Julian Treasure apresenta os sete pecados mortais do discurso (fofoca, julgamento, negatividade, desculpas, exagero e dogmatismo) que, na sua opinião, contribuem para dificultar a comunicação. O vídeo traz também quatro meios de tornar nossa comunicação verbal mais poderosa, além de exercícios vocais divertidos. Pode ser uma boa opção motivacional para o gerenciamento de equipes de eventos.

4 – Paolo Cardini – Esqueça o multitasking, tente o monotasking

Esta pode ser uma noção difícil de absorver para muitos organizadores de eventos, que normalmente precisam lidar com vários problemas ao mesmo tempo. Mas o designer Paolo Cardini destaca que podemos experimentar momentos de monotarefa em meio ao caótico mundo digital que vivemos, concentrando-nos mais em menos assuntos.

Aliás, vale lembrar que a tecnologia nos ajuda nesse sentido, como é o caso dos apps para eventos, que centralizam e tornam várias tarefas mais fáceis de administrar.

5 – Tim Lebrecht – 3 maneiras de perder (eficientemente) o controle de sua marca

Autor de The Business Romantic, que propõe o design de produtos, serviços e experiências que voltem a nos conectar com o amor pela vida e pelo trabalho, Lebrecht aponta que o controle total sobre as marcas atualmente é impossível. Ele sugere três abordagens para aceitar a perda de controle, tanto no que se refere aos clientes quanto aos funcionários das empresas. O objetivo é renovar o compromisso com os valores da empresa.

6 – Martins Reeves – Como construir um negócio que dure 100 anos

O diretor do BCG Henderson Institute, think tank situado em Nova York e especializado em estratégia empresarial, recorre ao sistema imunológico humano para apresentar suas ideias sobre a longevidade das empresas. Reeves observa que um projeto baseado nas características do sistema imunológico jamais seria aprovado por uma empresa. Mas são justamente essas características que garantem a sobrevivência do corpo humano – e seus princípios podem ser empregados para a estratégia empresarial de longo prazo.

7 – Dan Cobley – O que a Física me ensinou sobre marketing

Cobley é um dos diretores de marketing do Google e utiliza sua nostalgia pelas aulas de Física do colégio para explicar teorias fundamentais de construção de uma marca.

Uma boa pedida para o organizadores de eventos que não gosta muito de Física, mas está batalhando para consolidar sua marca junto ao mercado. A palestra aborda a segunda Lei de Newton, o Princípio da Incerteza de Heisenberg, o Método Científico e a segunda Lei da Termodinâmica e sua aplicação no marketing moderno.

8 – Steven Johnson – De onde vêm as boas ideias

O escritor Steven Johnson contesta a noção comum de que as ideias surgem do nada, e conduz o espectador a uma viagem que vai dos cafés do século XVII, na Inglaterra, até o lançamento do Sputnik, em 1957 – que, por sua vez, deu origem ao atual GPS. Para ele, a inovação precisa ter ambientes adequados para acontecer, e isso ocorre quando há mais conectividade e comunicação.

9 – Olivier Scalabre – A próxima revolução industrial já está acontecendo

A redução do crescimento econômico nas últimas décadas preocupa os economistas. Mas Olivier Scalabre, sócio do The Boston Consulting Group, defende que se trata de um momento de transição para a quarta revolução industrial. Para ele, novos conceitos de manufatura e design vão levar à criação de novos empregos, aumentar a produtividade e alavancar o crescimento. Trata-se de um bom insight para quem ainda resiste em aplicar as inovações tecnológicas à gestão de eventos.

10 – Jinsop Lee – Design para os cinco sentidos

O designer Jinsop Lee acredita que o design não pode ser somente orientado para a aparência ou toque – também precisa incorporar outros sentidos. Ele avaliou durante três anos várias experiências e produtos dentro dessa ótica. De forma não surpreendente, descobriu que o sexo é a que mais se enquadra como experiência que envolve todos os cinco sentidos. Assim, um grande evento pode não ser apenas o que inclui um visual perfeito – você pode descobrir como incluir os demais sentidos para proporcionar experiências multissensoriais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024