gestão de eventos, planejamento de eventos, plataforma para eventos, programas de lealdade, eventos, InEvent

Views: 7672

Posted on May 16, 2017

Monte uma estratégia eficiente de divulgação do seu evento nas redes sociais

Qual é a “alma” do seu evento? Atualmente, no planejamento de eventos, os organizadores não definem apenas os seus objetivos, mas também a sua marca, como o evento será percebido pelo seu público. Philip Kotler, conhecido especialista em Marketing, define a marca como “uma promessa de fornecer uma série específica de atributos benefícios e serviços uniformes aos clientes”.

E o seu evento deve ser tratado como uma marca, com estratégias e mecanismos de entrega, conteúdo e fluxo de comunicações prontos para atender a um cenário digital e multicanal.

Na fase de planejamento de eventos

Identifique como entregar conteúdo e valor nas diversas plataformas, entre elas as redes sociais, é a única maneira de gerar engajamento e, consequentemente, mais rentabilidade. Interatividade é a palavra-chave, integrando as plataformas à estratégia de negócios.

Mas como aproveitar o máximo das redes sociais, identificando e priorizando as mais importantes para o seu evento e ampliando o engajamento antes, durante e após o evento?

Em primeiro lugar, você precisa apresentar a sua marca/evento, o seu perfil nas redes sociais, com uma descrição curta sobre o evento, data e local, e também definir a imagem que vai representar o seu evento. A partir daí, é hora de começar a apresentar detalhes, criando um clima de expectativa, segmentando o público a partir das ferramentas de seleção de perfil disponíveis nas redes sociais.

Compartilhando conteúdo

No seu planejamento de eventos, inclua diversos posts antes da sua realização, criando um “buzz” e aumentando a expectativa. Esses posts devem ser divididos entre promocionais e de engajamento, seguindo, inicialmente, a regra 4:1:1: – para cada post promocional, você deve retuitar ou compartilhar um post relevante e postar quatro outros com conteúdo relevante de fontes externas. Esses quatro posts não devem estar diretamente relacionados ao seu evento, mas sim ao mercado.

Conforme a data de realização do evento for se aproximando, essa proporção deve ser alterada, publicando mais posts promocionais. Nos posts promocionais, inclua links para a venda de ingressos ou inscrição. E não esqueça da importância de responder a qualquer dúvida ou comentários que sejam publicados nos posts.

Confira alguns exemplos de estratégias para posts promocionais e relevantes:

Posts promocionais

  • Contagem regressiva para abertura do evento ou início de inscrições ou vendas
  • Fotos de edições anteriores do evento
  • Detalhes sobre a programação, palestrantes e expositores
  • Citações de influenciadores digitais sobre o seu evento
  • Artigos sobre o evento de porta-vozes da marca, palestrantes e expositores

Posts relevantes

  • Índices e perspectivas do setor para manter os participantes atualizados
  • Conteúdo interativo como perguntas ou pesquisas – essas informações podem ajudar no planejamento de eventos, identificando demandas
  • Bastidores do planejamento e montagem do evento para ampliar o engajamento com os participantes
  • Concursos e brindes que ofereça, por exemplo, acesso VIP aos que mais compartilharem um determinado post
  • Posts publicados por participantes e palestrantes durante o evento

Para cada rede social, um tipo de conteúdo

Agora, vamos a um cafezinho. Lembram de um meme que fez muito sucesso explicando como é o comportamento do usuário em cada rede social – Mídias sociais explicadas com café?

  • No LinkedIn – Eu sou bom bebendo café
  • No Facebook – Eu curto café
  • No YouTube – Me assista te ensinando a fazer café
  • No Twitter – Estou bebendo café
  • No Pinterest – Aqui está uma seleção de imagens e recipientes bonitos e criativos para beber café
  • No Snapchat – Oi gente. Tô aqui bebendo meu café
  • No Instagram – Esta é uma foto bem tirada do meu café gourmet

Então, mesmo sendo uma brincadeira, o meme serve como referência sobre a importância de segmentar a sua divulgação, comunicação e estratégia de engajamento em cada rede social.

Vamos nos concentrar nos canais mais importantes para gerar interação com eventos corporativos. No LinkedIn, por exemplo, o planejamento de eventos deve privilegiar informações que gerem valor para o desempenho profissional dos seus seguidores, enquanto que, no Facebook, a ideia é mexer com o emocional e aumentar o número de compartilhamentos.

No Twitter, a melhor estratégia é apresentar novidades que despertem a atenção, como a presença de um famoso palestrante ou números relevantes sobre o setor.

Para o YouTube, grave depoimentos com palestrantes, influenciadores digitais, sobre os bastidores, e coloque links nos posts.

Redes mais baseadas no visual, como o Pinterest e Instagram, talvez não sejam tão importantes, a menos que o seu evento esteja relacionado a um setor como impressão 3D, realidade aumentada ou outros que realmente gerem imagens impactantes.

Vamos ver um exemplo na prática da presença nas redes sociais de uma organização global de serviços de TI.

  • No LinkedIn – Os CMOs têm 4 prioridades para 2017 e todas elas estão ligadas à necessidade de gerar um impacto positivo nas suas organizações. Veja todas elas:
  • No Facebook – Inovação em serviços, um futuro mais digital, empresas e profissionais mais preparados para lidar com mudanças constantes. Inscreva-se gratuitamente no ‘evento’ e participe da transformação do mercado!
  • No Twitter – Aumente a agilidade do seu negócio e, ao mesmo tempo, prepare-se para a nuvem! Quer saber como? Inscreva-se:

E lembre-se de como o seu evento é voltado para o público corporativo, publique seus posts durante a semana. No LinkedIn, os melhores dias para publicação são entre terças e quintas-feiras, no final do expediente, entre 17h e 18h. No Facebook, o melhor horário é entre 13h e 17h, e no Twitter, entre 13h e 15h, de segunda a quinta-feira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024