marketing para eventos, SEO, gestão de eventos, apps para eventos

Views: 6675

Posted on September 23, 2016

5 fatos sobre SEO no marketing para eventos que você precisa saber

Quem trabalha no marketing para eventos sabe da importância das buscas do Google para a estratégia bem-sucedida de novas inscrições. A diferença entre um site otimizado e outro não é significativa. Você pode se colocar nos primeiros lugares no ranking de buscas ou ficar esquecido, em meio a páginas e páginas de resultados. Para se obter melhores resultados através desta ferramenta, porém, é preciso atentar para alguns fatos básicos.

SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization e sua popularidade cresceu junto com o predomínio do Google na internet. Seu complexo algoritmo e as características da visualização das buscas tornaram indispensável a adoção de técnicas específicas. Há alguns anos, essas técnicas eram mais simples e básicas. Com a sofisticação do algoritmo, a importância do conteúdo em si aumentou muito, assim como a frequência das postagens.

Para o marketing de eventos, não há dúvida de que seu público-alvo precisa localizar com facilidade o seu site. Entretanto, deve-se evitar a tentação de recorrer a atalhos para chegar a esse objetivo. Não se trata de uma estratégia a curto prazo, mas um trabalho que requer paciência. Por isso, o primeiro fato a respeito do SEO é:

1 – Otimização de buscas leva tempo

Atualmente, é preciso mais do que simplesmente distribuir palavras-chave para conseguir uma boa colocação nos rankings de busca. Entre as providências necessárias estão as seguintes:
– Desenvolver um site otimizado para buscas
– Pesquisas as palavras-chave mais efetivas para seu público
– Elaborar conteúdo de qualidade

Estima-se que o período de tempo para que a otimização traga resultados varie entre algumas semanas a seis meses.

2 – Os pecados do passado vão persegui-lo

Se o seu evento conta com um site fixo, avalie se a estrutura precisa ser reorganizada conforme as regras do SEO. Houve muitas mudanças ao longo dos anos, em especial no que se refere às penalidades. Páginas duplicadas em múltiplos sites, link building pago ou mesmo a inserção de palavras-chave repetidas podem levar o site a ser penalizado.

Da mesma forma, a falta de atenção às técnicas de SEO em páginas ou posts anteriores também leva a uma baixa colocação nas buscas. Algumas táticas simples já fazem diferença. Tornar cada página única através de tags de Título e Header, além da URL, e buscar um portfólio de backlinks de sites respeitáveis são algumas delas.

3 – Buscas também acontecem em redes sociais

A otimização de buscas não deve ficar restrita somente aos sites. As redes sociais também são mecanismos de busca e precisam de melhoramentos, especialmente no caso de eventos tradicionais. Um exemplo é o caso de perfis diferentes relativos à mesma empresa ou mesmo a eventos diferentes, e que continuam ativos nas redes sociais. Esses perfis podem prejudicar o encaminhamento correto para os participantes que buscam informações sobre o evento atual.

Manter uma presença constante nas redes sociais, com perfis adequados para cada ocasião, no entanto, são um diferencial positivo. É uma estratégia de marketing para eventos que confere legitimidade, contribuindo para o ranking do site.

4 – O Google exige, mas também ajuda

O Google disponibiliza ferramentas para auxiliar na otimização de sites que podem ser úteis para os organizadores de eventos:

Você pode submeter uma URL ao Google para crawling e indexação, mas isso pode requerer algum conhecimento técnico. Veja mais informações aqui.

Outra opção é elaborar e submeter um sitemap, determinando quais páginas devem ser visitadas pelos robôs do Google, conforme as instruções fornecidas pela empresa.
Para dicas das melhores práticas de SEO, o Google disponibiliza um Guia para Iniciantes, com dicas de desenvolvimento de sites.

5 – Conteúdo de qualidade é garantia de sucesso

Por mais que seu site seja tecnicamente bem elaborado, ele ainda dependerá de conteúdo de qualidade para se tornar atraente aos mecanismos de busca. A produção de conteúdo deve mirar na originalidade e constância, de forma que material novo sempre seja disponibilizado. Quanto mais houver compartilhamento e geração de links, melhor será para o ranking do site.

A produção de conteúdo, além disso, ajuda a promover o engajamento. Um conteúdo de qualidade, associado aos apps para eventos, gera buzz e contribui para o branding do evento. Isso vai contribuir para a tomada de decisão dos participantes que descobrirem seu evento nas buscas.
Há outras dicas de conteúdo que também podem contribuir para melhorar os rankings de busca:

Vídeos – As pessoas não buscam só texto, mas também imagens e, principalmente, vídeos. Se você disponibiliza vídeos em seu site, não esqueça de otimizar esse conteúdo como parte do planejamento de marketing para eventos. O uso de palavras-chave em títulos, descrição com link para o site ou a landing Page e outros recursos do Youtube podem ser úteis.

Acessibilidade – Investir na acessibilidade do site é outra estratégia de otimização. Como os buscadores não “enxergam” a imagem, eles utilizam o texto alternativo (que será exibido caso a imagem não possa ser exibida) para entender o que está sendo mostrado ou sua função. Esse recurso também é usado para conversão de texto para voz, o que é útil para os usuários com deficiência visual.

E aí? Depois dessas dicas, o SEO no Marketing para Eventos ainda é um mistério para você?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024