QR Code em eventos

Views: 11386

Posted on March 9, 2017

Cinco maneiras de usar o QR Code em eventos

Você sabe o que são os QR Code? A sigla em inglês significa “Quick Response” (resposta rápida, em tradução livre) e eles foram inventados para codificar alguma informação e conseguirem ser lidos em alta velocidade. Apesar de ter sido criada ainda na década de 90, foi com o surgimento dos celulares inteligentes (smartphones) e tablets que essa ferramenta vem ganhando força e sendo usada nas mais diversas áreas.

A câmera de um smartphone se torna um scanner que lerá o QR Code e irá redirecionar o usuário para algum conteúdo específico, podendo ser um site, um número de telefone, uma geolocalização, uma imagem, um e-mail ou qualquer outro tipo de informação. É um método rápido e simples que tem sido utilizado em diversas áreas, como comércios, revistas, propagandas, aeroportos, entre outros locais, inclusive em eventos.

Essa função pode ser usada tanto em celulares Android como IOS, basta que o usuário tenha um aplicativo específico. O QR Code lembra o código de barras comum, mas seu diferencial é que ele pode armazenar muito mais informações.

Há várias maneiras dessa tecnologia ser aproveitada e, por isso, listamos aqui algumas delas que podem facilitar a vida tanto dos organizadores como dos participantes do evento.

Como usar o QR Code em eventos

  • Publicidade e materiais de divulgação – Os organizadores do evento podem incluir um código QR em panfletos, materiais promocionais, publicidade em meios de comunicação, anúncios em locais públicos, entre outros. O conteúdo disponível pode conter, por exemplo, o site oficial do evento. Ao invés de precisar digitar o endereço URL, o participante pode aproximar seu telefone do QR Code e rapidamente ser redirecionada ao site. Lá ele encontrará as informações mais importantes, como datas, programação, etc.
  • Credenciamento e entrada – Ao fazerem suas inscrições ou adquirirem um ingresso para um determinado evento, os participantes recebem um QR Code que pode ser lido em questão de segundos, poupando tempo de ambas as partes. Essa tecnologia já vem sendo usada, por exemplo, em aeroportos nos cartões de embarque com essa mesma função.
  • Controle e relatórios – Utilizando essa tecnologia para o credenciamento e entrada dos participantes, os organizadores conseguem saber quem esteve no evento, que horas entraram e saíram, número de pessoas, entre outros dados. Todas essas informações formam um relatório seguro e preciso, podendo servir como base para a realização de um próximo evento.
  • No local do evento – Dependendo do tipo de evento, é possível distribuir os códigos QR em determinados espaços para que o participante tenha acesso a alguma informação complementar sobre aquilo que está sendo exibido. Para isso, é necessário que os organizadores providenciem um bom serviço de Wi-Fi que permita que as pessoas vejam esse conteúdo de forma simples e rápida.
  • Networking – Ao realizar o credenciamento, os participantes do evento podem receber um crachá de identificação que contenha um QR Code com seu nome, e-mail e telefone. Dessa forma, é possível substituir os velhos cartões de visita, agilizando a troca de contato. Ao ler o código, os dados daquela pessoa vão direto para a agenda do smartphone.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024